SIMAF é instituído por meio de Instrução Normativa do Ibama
No início deste mês, no dia 04/04, o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama instituiu, por meio da Instrução Normativa – IN 12, o Sistema Integrado de Manejo de Fauna – SIMAF como sistema eletrônico para recebimento de declarações e relatórios de manejo da espécie exótica invasora javali – Sus scrofa. O sistema foi desenvolvido e disponibilizado pela Embrapa Suínos e Aves, por meio do Projeto Javali, em Acordo de Cooperação Técnica em 2016. Para a pesquisadora Virgínia Santiago Silva, que liderou o projeto na Embrapa, esta publicação é uma conquista muito significativa e representa um dos tantos resultados executados por meio do Projeto Javali.
O SIMAF foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar nos processos necessários ao manejo do javali, normatizados pela IN nº03/2013 do Ibama, que não estavam informatizados e era uma reivindicação frequente dos controladores de javalis em todo o país. Esse sistema tem capacidade de gerenciar os dados de ocorrência de suídeos asselvajados no Brasil, bem como as ações de controle, possibilitando o monitoramento do manejo.
O SIMAF foi entregue ao Ibama para operacionalizar o sistema, informatizando os processos previstos na IN 3 e o Plano Nacional de Manejo do Javali/MMA, que entrou em vigência em 2017. A emissão online de declarações e autorizações de manejo, a geração de mapas de distribuição da espécie e relatórios gerenciais das ações de controle para o órgão gestor estão entre as funcionalidades do SIMAF.
Fonte: Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves