AgriculturaEconomiaMeio AmbienteNotíciasSeminário

Embrapa apresenta novidades da pesquisa florestal no maior evento do setor

Foto: Ana Lucia Ferreira

Bastaram apenas sete minutos para o universitário Matheus Caetano conhecer e vivenciar o sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), no XXV Congresso Mundial de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO-2019), que acontece em Curitiba/PR até o próximo sábado. “Pra quem não conhece, é uma experiência ótima”, disse o estudante após passar pela experiência sensorial de andar pelo pasto degradado, caminhar entre o gado e vivenciar o conforto térmico e sentir o perfurme do eucalipto.

O passeio virtual é uma das atrações da Embrapa no Espaço Brasil, instalado na área de exposição do congresso, que apresenta iniciativas do país para o desenvolvimento da pesquisa e economia florestais. Além da realidade virtual, o visitante do Iufro 2019 encontra outras novidades no uso de tecnologias, como o Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) e o WebGIS TerraClass, apresentados pela Embrapa Informática Agropecuária em seu estande. 

O  Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) é uma ferramenta  gratuita, online, que abrange toda América do Sul e permite observar o comportamento da vegetação na superfície terrestre ao longo do tempo por meio de imagens de satélite. Já o WebGIS TerraClass é um sistema de geoinformações disponível na internet para visualização dos dados sobre uso e cobertura da terra em áreas desflorestadas da Amazônia Legal brasileira. 

A Embrapa Florestas, uma das organizadoras do evento, apresenta em seu estande resultados de pesquisas com pinus e eucalipto, softwares que facilitam o manejo florestal, produtos de nanotecnologia, além de resultados de pesquisas que avaliam os aspectos nutricionais de produtos florestais como o  pinhão e a erva mate. O controle biológico de pragas em plantios florestais é outro destaque da Unidade
Manejo sustententável da floresta

Produtos da floresta Amazônica extraídos por comunidades tradicionais das reservas extrativistas, como a castanha-do-brasil, é um dos destaques da Embrapa Acre. A Unidade atua em pesquisas em ecologia e manejo dos castanhais nativos e melhoramento genético. 
Outro destaque do estande é o software BOManejo, da Embrapa Amazônia Oriental. Trata-se de uma ferramenta gratuita de apoio a elaboração e execução de planos de manejo.

Números do Congresso

A programação do congresso segue até sábado,  5 de outubro e serão realizadas cinco plenárias com palestrantes de renome mundial, 20 subplenárias, 190 sessões técnicas com apresentações de mais de 4 mil trabalhos em forma oral e pôster, 23 excursões técnicas, além de 30 eventos e reuniões paralelas. Toda a programação estará distribuída em cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”.

Confira a programação no site iufro2019.com  

Acompanhe o Congresso pelas Redes Sociais
Instagram: @iufro2019
Facebook
Youtube.com/embrapa
Fotos: iufro.fotop.com.br

Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Florestas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *