Sem categoria

Caminhoneiros formam comboio pela Liberdade em protesto contra o totalitarismo sanitário no Canadá

Freedom Convoy 2022 Foto: Dave Lueneberg – Alaska Highway News

O Rally da Liberdade (freedom rally) teve inicio em Delta, uma cidade da província canadense de Colúmbia Britânica, parte da região metropolitana de Vancouver na costa oeste do Canadá e percorreu cerca de 4336 quilômetros até Ottawa que é a capital, localizada na província de Ontário (sudeste do país), perto da cidade de Montreal e da fronteira com os Estados Unidos.


Tudo começou no fim de semana passado como um protesto contra uma nova política de COVID-19 para caminhoneiros. A partir de 15 de janeiro, o governo federal exigiu que os caminhoneiros canadenses fossem totalmente vacinados se quiserem evitar uma quarentena de 14 dias quando cruzarem a fronteira dos Estados Unidos.

Segundo informações oficiais, o comboio é uma fração do número do numero de caminhões que estão circulando pela internte (alguns até sugeriram que o número é tão alto quanto 50.000). Mas as autoridades em Ottawa estimaram que houvesse entre 1.000 e 2.000 veículos na sexta-feira.

A polícia de Kingston, Ontário, disse na sexta-feira que o comboio que sai daquela cidade tinha 17 trailers completos, 104 caminhões tratores sem implemento, 424 veículos de passageiros e seis trailers. Espera-se que outro grande comboio chegue do oeste do Canadá até sábado.

O comentarista de direita Ben Shapiro tem postado artigos em sua página do Facebook durante toda a semana sobre o comboio. “Os caminhoneiros canadenses estão legitimamente se manifestando contra os mandatos autoritários de vacinas”, disse Shapiro na terça-feira.

Na quinta-feira, o comediante e comentarista social inglês Russell Brand divulgou um vídeo condenando a mídia por ignorar a história – apesar de ser uma das principais notícias da maioria dos meios de comunicação no Canadá por dias.“Os caminhoneiros, que antes eram considerados heróis quando entregavam bens vitais e trabalhavam durante o bloqueio, agora são vilões ao protestar contra as restrições do COVID-19”, disse ele em um vídeo do YouTube.

Video chegada comboio em Ottawa:

O comboio é criticado por ser incoerente, ter ligações com a extrema direita, fazer apelos para dissolver o governo federal. O primeiro-ministro canadense e sua família deixaram sua casa em Ottawa para um local secreto, relatou a CBC, enquanto milhares de pessoas chegam à capital canadense neste sábado junto ao comboio de caminhoneiros para protestar contra os mandados de inoculação.

No domingo as 21h, centenas de pessoas permaneciam no Parliament Hill e ao longo da Wellington Street, enquanto centenas de caminhões estavam estacionados em todo o centro da cidade e ao longo da Sir John A. Macdonald Parkway. Os sons de buzinas de caminhão e fogos de artifício continuaram a ser ouvidos pela terceira noite.

Enquanto os manifestantes que protestam contra as restrições do COVID-19 permaneceram no Parliament Hill no domingo à noite, as autoridades da cidade estão pedindo às pessoas que evitem viagens não essenciais ao centro da cidade e trabalhem em casa, se possível, na segunda-feira

Elon Musk, o homem mais rico do planeta, proclamou no Twitter que os caminhoneiros canadenses “governam”. O podcaster americano Joe Rogan chamou o nosso “país em revolta”. No Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirma que o comboio representa uma “minoria marginal com visões inaceitáveis”.

Enquanto isso, alguns especialistas em jornalismo dizem que toda a atenção internacional pode fornecer combustível para o movimento por trás do comboio, que alguns classificaram como anticientífico e potencialmente perigoso.

O site de Sean Hannity, da Fox News, divulgou uma história esta semana com a manchete “TRUCK YEAH: Canadá forma comboio de liberdade de 10 mil caminhões para protestar contra mandatos de Vax, ‘O excesso de alcance acabou’”.

Fonte: https://www.thestar.com/news/canada/2022/01/28/american-media-personalities-have-jumped-onto-the-convoy-story-heres-what-that-could-mean-for-canada.html e https://ottawa.ctvnews.ca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *