AgriculturaCaféNotícias

3 Corações realizará cerimônia Online para divulgar os campeões da 4ª edição do Concurso Tribos

O evento acontecerá dia 12/12 às 19h (horário Brasilia) com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da marca. Tal iniciativa faz parte do Projeto Tribos, criado em 2018 com fortes pilares que visam promover Desenvolvimento Sustentável.

A 3 Corações, maior marca multicafes do Brasil, pertencente ao Grupo 3corações, líder no setor no país, e que conta com mais de 30 marcas regionais e locais, celebra a 4ª edição do Concurso Tribos e, para isso, realizará uma cerimônia online não só para divulgar os resultados e apresentar os indígenas campeões do ano, mas também para unir todos os parceiros do Projeto e promover uma conversa sobre Cafeicultura & Sustentabilidade. Tal momento acontecerá Ao Vivo pelo canal do Youtube da marca no dia 12 de dezembro a partir das 19h.

O Projeto Tribos foi criado em 2018 como um projeto sustentável da companhia e totalmente dedicado aos indígenas cafeicultores. Vale contextualizar que o café foi plantado pelo homem branco nas terras indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, localizadas nas cidades de Cacoal e Alta Floresta D’Oeste (RO) há cerca de trinta e cinco anos. Após a demarcação, as terras foram devolvidas às comunidades indígenas e a partir de então eles iniciaram o envolvimento no cultivo desta cultura. Em 2018, a 3 Corações conheceu de perto esta história e, neste momento, se deu início a um trabalho de longo prazo de empreendedorismo social.

Tal iniciativa foi idealizada pela marca em conjunto com importantes parceiros: Funai, Embrapa Rondônia, Câmara Setorial do Café, Emater-RO, Secretarias de Agricultura de Cacoal e Alta Floresta, além das cooperativas indígenas Garah Itxá, Coopaiter, Doá Txatô e Coopsur. Criado com o objetivo de promover Desenvolvimento Sustentável, o Projeto Tribos é fortemente embasado em três importantes pilares Indissociáveis e Interdependentes, são eles: Protagonismo do Indígena, Proteção da Floresta e Produção de Café de Qualidade.

Com objetivos claros, iniciou-se esta jornada em prol de valorizar o trabalho dos indígenas cafeicultores, trazer diversidade para cadeia do café, promover novas experiências com raros Microlotes 100% Robusta Amazônico, gerando assim valor a todos os envolvidos, da produção ao consumo. O Projeto Tribos conta com mais de 150 famílias de indígenas cafeicultores espalhados por 28 aldeias nos municípios de Cacoal e de Alta Floresta D’Oeste (RO) e, através de um ciclo duradouro, este projeto atua promovendo capacitação e assistência técnica, disseminando conhecimento, apoiando uma infraestrutura adequada, realizando anualmente um Concurso de Café para enaltecer ainda mais os Microlotes da safra, além de proporcionar a oportunidade de compra de 100% da produção com valorização de acordo com a qualidade alcançada. Por fim, para completar este ciclo sustentável, a 3 Corações personaliza os Raros Microlotes frutos do Concurso Tribos e garante que 100% do Lucro é revertido em virtude desta causa.

Para Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações, “como empresa brasileira que possui DNA e paixão por café, quando conhecemos esta importante realidade, nos sentimos sensibilizados e na responsabilidade de agregar para esta causa, que também possui sinergia com a Estratégia ESG do Grupo. O Projeto Tribos é uma grande obra que estará sempre em construção e fundamentada nos três pilares convivendo em harmonia: Protagonismo do Indigena, Proteção da Floresta e Produção de Café de Qualidade. O nosso objetivo com este projeto é promover desenvolvimento sustentável e trazer novos significados para a xícara do consumidor que assim como nós, é apaixonado por café”.

Acesse pra assistir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *