Veja fotos e vídeo do Dia de Campo de café da Embrapa em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 02, em Porto Velho, Embrapa Rondônia apresentou, em Dia de Campo, 10 cultivares híbridas de Conilon e Robusta desenvolvidas para oferecer aos produtores mais opções para melhorar produtividade e qualidade do café. Assim como manejo de pragas e doenças, colheita semi-mecanizada e outras tecnologias para melhoria da produção no campo.
As novas cultivares híbridas da Embrapa
Os novos clones híbridos reúnem características positivas do grupo Conilon e Robusta. Têm alta produtividade, acima de 100 sacas por hectare; são resistentes à ferrugem-alaranjada – uma das principais doenças que atacam os cafeeiros; e são adaptados às condições climáticas da região Amazônica. De forma geral, estes clones se destacam por seu porte intermediário, resultado do alto vigor vegetativo do Robusta com a estrutura compacta do Conilon, ou seja, as plantas apresentam crescimento vigoroso – maior que do Conilon, mas não resultam em arbustos tão frondosos quanto as plantas de Robusta.
Com estas cultivares, a Embrapa busca atender a demanda por cafés clonais mais produtivos, que tem crescido na região Amazônica. Há também grande demanda por cafés clonais nos Estados de Mato Grosso, Amazonas e Acre, onde estas cultivares da Embrapa podem ser adotadas por apresentarem boa adaptabilidade às condições locais.
As 10 cultivares híbridas que a Embrapa irá lançar em 2019 estão implantadas em mais de 40 locais no País, por meio de Unidades Demonstrativas e de Observação em áreas de produtores e de instituições parceiras. São aproximadamente 25 áreas em Rondônia e outras 15 nos Estados do Acre, Mato Grosso, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. “As novas cultivares já estão recomendadas para a Amazônia Ocidental – RO, AC, MT e AM. Nos demais estados, as cultivares estão em fase de avaliação e validação, para posteriormente serem recomendadas aquelas que apresentarem melhor desempenho”, explica o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho.
Vídeo do evento
Cafeicultura em Rondônia
Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea Canephora. A cultura do café vem passando por transformações positivas nos últimos anos no estado, com a adoção de novas tecnologias de cultivo, principalmente pela utilização de mudas clonais, práticas adequadas de manejo da cultura, uso de corretivos, fertilizantes e irrigação. Embora a área plantada tenha diminuído 66% nos últimos 15 anos, a produtividade cresceu cerca de 255%, devendo alcançar 33 sacas/ha de café beneficiado na safra 2019, com produção estimada de 2,1 milhões de sacas (Conab, 2019).
Fonte: Renata Silva (MTb 12361/MG)
Embrapa Rondônia