Uso de inteligência artificial na gestão da pecuária de corte garante eficiência e rentabilidade
Ferramenta permite tomada de decisões rápidas, otimizando processos e facilitando a gestão dentro da porteira
Da cidade ao campo, a inteligência artificial (IA) tem desempenhado papel fundamental para a produtividade e o desenvolvimento de diferentes setores e com a pecuária de corte não é diferente. A tecnologia, quando integrada corretamente à realidade do produtor rural, possibilita maior objetividade na tomada de decisões e, consequentemente, potencializa o lucro das propriedades.
Segundo dados do Agtech Report 2023, a presença da ferramenta no agronegócio global deverá crescer 300% neste ano, com investimentos saltando de US$ 1 bilhão (2020) para US$ 4 bilhões. Na prática, a IA é capaz de detectar pragas, doenças e deficiências nutricionais, assim como possibilita ao produtor rural uma visão ampla do negócio, gerando dados sobre o desempenho dos animais e das lavouras, balanços sobre a saúde financeira do empreendimento e até mesmo auxilia no desenvolvimento e cumprimento de tarefas.
Para o CEO da JetBov, empresa reconhecida pelo uso de tecnologia de inteligência artificial e armazenamento de dados aplicadas à gestão da pecuária de corte, Xisto Alves, a chegada desse tipo de inovação no campo representa uma nova etapa para o mercado: “O setor está passando por uma revolução, na qual a gestão estratégica dentro da propriedade é essencial para garantir a eficiência, sustentabilidade e rentabilidade a longo prazo”.
Esse movimento leva em consideração os diversos desafios enfrentados pelos produtores, como a elevação de custos dos insumos, a gestão da mão de obra e as variações de mercado. Neste cenário, a tomada de decisão exige velocidade, estratégia e análise.
“Precisamos considerar os fatores zootécnicos, sanitários, agronômicos, financeiros e econômicos para garantir a eficiência e a sustentabilidade da produção, visando produzir mais com menos recursos, o que exige organização e gestão eficaz”, explica Alves, ao frisar que a coleta e a análise de dados são fundamentais para entender o desempenho da fazenda e identificar áreas de melhoria.
Para facilitar o acompanhamento dos diferentes indicadores, como taxa de prenhez e nascimento, peso e idade ao desmame, bezerros desmamados por vaca, GMD (Ganho Médio Diário), lotação, custo por @ produzida e desembolso/custo por cabeça/mês, é necessário a utilização de um software. “Quando temos todos os dados em mãos, é possível entender para qual direção a fazenda deve seguir e quais ações são necessárias para obter eficiência e maior produtividade na fazenda”, complementa o profissional.
Gestão a um clique
Com o objetivo de auxiliar o pecuarista no gerenciamento da propriedade, a JetBov lançou recentemente no mercado um novo aplicativo com inteligência artificial generativa para pecuária de corte que se assemelha ao ChatGPT: o “JetBov do Gestor”.
A ferramenta pioneira no setor, permite que o pecuarista acesse os principais relatórios da fazenda, e tome decisões em tempo real. Ele consegue compartilhar os relatórios via WhatsApp e criar tarefas a serem realizadas por funcionários no campo, tornando o fluxo entre análise, decisão e ação muito mais rápido, impactando na produtividade do negócio. Isso ocorre graças ao processo de diálogo entre o usuário e a tecnologia que, pela plataforma que se assemelha a um chat – algo pensado para facilitar a conexão com os profissionais do campo – pode ser feito por mensagens de texto ou áudio.
Todo esse trabalho é realizado pela Jay , a IA desenvolvida pela JetBov. De acordo com o CEO, o desenvolvimento da assistente digital seguiu as principais tendências do mercado mundial. “Estamos levando a gestão da bovinocultura de corte para um novo patamar. É uma tecnologia direcionada para toda a cadeia de produção de carne, caminhando em direção a uma nova era do setor, que chamamos de pecuária 5.0”.
Esse novo passo, como detalha Alves, é marcado pela introdução da análise de dados em tempo real e a predição de resultados, permitindo ajustes imediatos e alinhados às estratégias de manejo.
Do pasto ao curral
Presente em todos os estados brasileiros e em países como Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Angola, Moçambique e Portugal, a Jetbov contabiliza em seus nove anos de história mais de 3.900 propriedades atendidas e cerca de 11 milhões de animais que passaram pela sua base de dados.
Para isso, a empresa conta com um portfólio especializado, atendendo as necessidades do pecuarista do pasto ao curral. “O aplicativo ‘JetBov de Campo’, por exemplo, permite que o produtor colete informações de forma automatizada, desde a inserção de um novo animal, pesagem, troca de lote, apontamentos nutricionais, atendimentos veterinários e manejos sanitários, como inseminação, vacinas, exame de toque, partos e perda (foto e causa mortis)”, destaca Alves.
O “JetBov de Pasto”, por sua vez, contempla a visualização de um mapa da propriedade e a divisão das áreas em piquetes, facilitando o pastejo rotacionado. Além de permitir o registro de escores personalizados para áreas de pastagem, animal ou lote, cadastro de tarefas a serem executadas, incluindo descrições detalhadas e prazo para conclusão e visualização de fichas referentes aos animais, lotes e áreas.
A empresa também oferece, dentro da plataforma web, acesso a outras funções, como controle de estoque, entrada de notas fiscais, acompanhamento de custo de produção por animal, manejo de pasto e gráficos e relatórios personalizáveis, que permitem que o produtor monte o relatório de acordo com a necessidade, transformando as informações em análises visuais para a tomada de decisões estratégicas.
A tecnologia, como reforça o CEO da JetBov, é uma grande aliada para a otimização da gestão da bovinocultura. “Com ela, a atividade se torna cada vez mais lucrativa e sustentável”, finaliza.
Sobre a JetBov
A Jetbov é uma plataforma digital de gestão para bovinocultura de corte que possui o propósito de empoderar o pecuarista através da tecnologia da informação para alcançar uma produção mais lucrativa e sustentável.