Trip to Origin: rota da qualidade dos Robustas Amazônicos acontece em Rondônia
Representantes da indústria de café solúvel, torrefação e exportadores visitam o estado de 8 a 10 de maio
A cafeicultura do estado de Rondônia tem passado por mudanças positivas nos últimos anos, com destaque para o aumento da eficiência produtiva, crescimento do volume da safra e melhoria da qualidade.
Este novo cenário produtivo tem chamado à atenção e, por isso, representantes nacionais da indústria de café solúvel, torrefação e exportadores farão uma visita ao estado para conhecer de perto as potencialidades.
A visita, denominada Trip to Origin, faz parte do projeto “Unidos pela Qualidade” e vai de 8 a 10 de maio, percorrendo as principais regiões produtoras do estado, seguindo a rota da qualidade dos Robustas Amazônicos.
Confira o vídeo do primeiro dia de
O evento é uma realização da Embrapa, Emater-RO e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com parceria da Associação Brasileira de Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) e do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFE).
Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea Canephora. A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas geradoras de ICMS para o estado.
Realizada por cerca de 20 mil agricultores familiares, a área cultivada na safra 2019 será de 72 mil hectares, sendo 8,1 mil hectares em formação e 63,9 mil em produção, segundo informações do levantamento de safra de café da Conab (2019).
Embora a área plantada tenha diminuído 66% nos últimos 15 anos, a produtividade cresceu cerca de 255%, devendo alcançar 33 sacas/ha de café beneficiado na safra 2019, com produção estimada de 2,1 milhões de sacas (Conab, 2019).
Tão importante quanto o avanço na produção é o incremento da qualidade. Os Robustas Amazônicos têm sido reconhecidos nacional e internacionalmente por sua qualidade. No concurso Coffee oh The Year Brasil 2017 e 2018, os cafés de Rondônia conquistaram destaque entre os cinco melhores cafés do tipo conilon/robusta do País.
Além disso, o estado possui um dos maiores e mais importantes concursos de valorização da qualidade e sustentabilidade de Coffea canephora do País e vem consolidando a região Amazônica como berço de uma nova cafeicultura nacional.
O estado começa a colher os frutos de um processo de modernização constante. A renovação da lavoura é consequência do uso de tecnologia clonal, materiais genéticos superiores, irrigação e novas práticas de manejo. O clima amazônico tem se mostrado muito favorável à produção de cafés híbridos (conilon e robusta), conhecidos pela alcunha de Robustas Amazônicos, que têm conquistado exigentes mercados consumidores devido às suas características sensoriais diferenciadas.
Este conjunto de transformações e o potencial do estado para se tornar referência em produção de cafés no País tem chamado à atenção de especialistas e investidores para conhecerem de perto essa verdadeira revolução silenciosa que acontece no campo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
- 8/5 (quarta-feira)
- 14h30 chegada da comitiva no aeroporto de Cacoal
- 15h – Check in e Almoço no Cacoal Selva Park
- 16h às 18h – Visita à propriedade da Família Bento1, 5 km de Cacoal
- 19h – Reunião Regional com as indústrias locais, no hotel Cacoal Selva Park
- 20h30 – Jantar de confraternização.
Confira fotos do 1° dia de visitas, na propriedade da Família Bento, em Cacoal.
- 9/5 (quinta-feira)
- 7h – Café da manhã
- 8h – Saída para visitas técnicas a propriedades em Alto Alegre dos Parecis²
- 10h – Chegada em Alto Alegre e visita à Propriedade de Daniel Jodan
- 12h – Almoço
- 13h – Visita à propriedade de Marcelo Braun
- 15h – Visita à propriedade de Nilton Lima
- 16h30 – Retorno à Cacoal
- 19h30 – Jantar
- 20h – Solenidade de Criação da Associação de Cafeicultores da Região – CAFERON – e posse da Diretoria, Conselho Fiscal e membros do Comitê Gestor da Indicação Geográfica.
- 10/5 (sexta-feira)
- 7h – café da manhã
- 8h saída para visita à propriedade de café no Cacoal Selva Park
- 12h30 almoço
- 13h deslocamento para o aeroporto de Ji-Paraná
Fonte: Renata Kelly da Silva (MTb 12.361/MG)
Embrapa Rondônia