Sem categoria

Porta-enxerto desenvolvido para berinjela proporciona às plantas sistema radicular três vezes maior do que as não enxertadas

Uniformidade do plantio garante que todas as bandejas tenham um desenvolvimento homogêneo

No cultivo de berinjela, a busca por plantas mais vigorosas, produtivas e tolerantes a doenças de solo tem levado produtores a adotarem novas tecnologias. O uso de porta-enxertos vem se consolidando como uma estratégia eficiente para melhorar o desempenho da lavoura, garantindo colheitas mais uniformes e prolongando o ciclo produtivo. Entre as soluções disponíveis no mercado, uma nova opção tem se destacado por sua tolerância e capacidade de adaptação às condições do campo.  

Os produtores de berinjela agora contam com uma tecnologia que promete mais produtividade e segurança no campo: o porta-enxerto Augusto, lançamento da linha Topseed Premium. Desenvolvido para aumentar a tolerância das plantas a doenças de solo e melhorar o desempenho da lavoura, o Augusto já está em uso em diversas propriedades, mostrando resultados expressivos. 

“O sistema radicular do Augusto é até três vezes maior que o de plantas não enxertadas. Isso permite uma absorção mais eficiente de nutrientes e maior tolerância a estresses hídricos e climáticos”, explica Roberto Araújo, engenheiro agrônomo e especialista em desenvolvimento de produtos para o Cinturão Verde. Segundo ele, essa característica também contribui para a longevidade da colheita, garantindo mais estabilidade para o produtor ao longo das safras. 

A seleção do Augusto foi resultado de um trabalho criterioso, no qual foram testadas diferentes opções até se chegar a cultivar que apresentou o melhor desempenho no campo. “Quando iniciamos as avaliações, testamos cinco materiais. O Augusto se destacou justamente pela sua tolerância ao fusário e pela estrutura da planta, que se mantém firme mesmo sob ventos e chuvas mais fortes”, afirma Araújo. 

Além da tolerância, o porta-enxerto também melhora o padrão das mudas e a uniformidade do plantio, garantindo que todas as bandejas tenham um desenvolvimento homogêneo. Essa característica é um diferencial importante, já que reduz perdas e facilita o manejo nas propriedades

“A estrutura da planta, sua firmeza e a uniformidade na germinação permitem obter um lote padronizado. Quando entregamos esse material ao produtor, ele recebe uma bandeja com mudas homogêneas, e essa uniformidade se repete em todas as bandejas. Praticamente desenvolvemos duas plantas idênticas, e o segredo está em analisar o momento certo para a enxertia. Assim, garantimos padrão tanto na bandeja quanto na muda”, destaca o engenheiro agrônomo e viveirista Antonio Ledo, do viveiro Celeiro Verde, de Mogi Guaçu (SP). 

A região é uma das principais produtoras da cultura e onde os agricultores vêm se consolidando cada vez mais graças ao excelente desempenho dessa tecnologia. “A aceitação tem sido muito positiva. O produtor percebe que está investindo em uma solução que traz segurança e rentabilidade”, destaca o viveirista. 

Outra vantagem apontada pelo viveirista é a contribuição do porta-enxerto para a permanência dos produtores familiares na atividade agrícola. “Muitos cultivadores de berinjela são pequenos produtores, que trabalham em família. Com técnicas como essa, eles conseguem manter suas propriedades produtivas e viáveis economicamente, criando um futuro mais sustentável para o setor”, conclui Ledo. 

Com benefícios como maior vigor, tolerância a doenças e longevidade da colheita, o porta-enxerto Augusto se posiciona como um aliado estratégico para os produtores que buscam eficiência e qualidade no cultivo de berinjela. 

Sobre a Agristar  

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com mais de 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.   

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br.   

Siga a Agristar nas redes sociais   

Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil   

Instagram: @agristardobrasil   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

stake betting