ColunistaEconomiaEventosNotíciasPecuáriaSem categoriaTurismoVídeos

PARABÉNS ALTA FLORESTA D’OESTE PELOS SEUS 34 ANOS!

A origem do município foi consequência do avanço da frente migratória rumo ao oeste em demanda ao Vale do Guaporé. No dia 17 de junho de 1982 foi lançada a pedra fundamental, dando início à formação do município de Alta Floresta d’Oeste, criado, oficialmente, no dia 20 de maio de 1986, pela Lei estadual n° 104. O nome do município tem origem na região em que se situa, com matas altas e fechadas e por estar no alto da chapada dos Parecis. 

Alta Floresta D’Oeste tem uma biodiversidade riquíssima, terras férteis e solo rico em diversos minerais. Seu relevo e vegetação são diferenciados, e a destacam do restante dos municípios do estado, oferecendo muitas atrações naturais. Em seu território é possível encontrar floresta Amazônica, cerrado, campo, pântano e montanhas. A altitude de cerca de 300 metros na cidade, alcança mais de 500 metros em outras regiões do município. Tudo isso entremeado por muita água, em rios belíssimos com grande diversidade de peixes e cachoeiras, muitas cachoeiras!

O povo? Mais diversificado não há! São indígenas, quilombolas, paranaenses, mineiros, capixabas, gaúchos, paulistas, catarinenses, nordestinos e a mistura disso tudo oferece uma cultura rica e um povo muito acolhedor e destemido.

A jornalista e também fotógrafa, Renata Silva, fez uma homenagem ao município, postando em suas redes sociais vídeos, fotos e informações. Ela chegou em Alta Floresta do Oeste com a família aos dois anos de idade, na década de 80. “Minha homenagem é fruto de muito amor por esta terra abençoada que acolheu a minha família e a mim, em 1986, como a tantos outros destemidos pioneiros. E continua a me encher de orgulho. Tenho feito belas imagens em fotos e vídeos das  riquezas do município, sempre busco conhecer os lugares e buscar mais informações. Compartilho com todos esse carinho, pertencimento e orgulho que sinto por esta terra amada” descreveu emocionada a jornalista Renata Silva

Imagens de Alta Floresta do Oeste

OS PIONEIROS

Segundo o site Museu virtual de Rondônia, em 1981, Isidoro Stedille, acompanhado por José Piovesan, Moises Nunes e pelos irmãos Arlindo Farias, Deoclecio Farias e Felicíssimo Farias deram início à formação do município. Logo em seguida, as famílias de Francisco Marques Pelizário, Orlando Zandonadi, Antônio Francisco Roque, família Sartori e família Possa, também fixaram residências. 

Liderado por Isidoro Stedille, iniciou-se, no ano de 1981, as negociações com Jorge Teixeira de Oliveira, governador do Estado de Rondônia, e com Galvão Modesto, coordenador do INCRA, para a autorização da formação do povoado. Com um ano do início de sua formação, em Alta Floresta já havia mais de mil casas.

O pequeno núcleo populacional evoluiu rapidamente transformando-se em importante pólo agrícola e comercial e exigindo uma organização político-administrativa, sendo atendida com a elevação da região à categoria de município, em 1986.

PÓLO AGROPECUÁRIO 

Hoje, Alta Floresta D’Oeste, encontra-se em amplo desenvolvimento agropecuário, sendo  a pecuária de corte mola propulsora do município. Além destacar-se como o 3° maior produtor de café Robusta Amazônico do estado, com 15.356 toneladas, segundo dados da Pesquisa de Produção Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras atividades econômicas ligadas ao setor primário como as agroindústrias de transformação vem mudando o ritmo da economia local. 

BIODIVERSIDADE E TURISMO

Com atrativos naturais reconhecidos internacionalmente, como o Vale do Guaporé, suas belezas e riquezas em flora e fauna,  atrai turistas, que buscam interação com a natureza e atividades como pesca esportiva e camping. Alta Floresta do Oeste conta com uma área de aproximadamente 7.067 km², com uma população de 25.578 habitantes e fica distante da capital Porto Velho, cerca de 530 quilômetros.

O município é cercada pela biodiversidade do Vale do Guaporé, o município de Alta Floresta D’Oeste, conta com inúmeras aldeias indígenas nas áreas de reserva da Terra Indígena Rio Branco e Terra Indígena Massaco. Esta última, destaca-se por ser a primeira reserva nacional a ser demarcada, sem haver contato com os indígenas que ali se encontram.

Conheça o Vale do Guaporé:
Renata Silva

Paulista de nascimento, a jornalista Renata Silva foi abraçada por Rondônia ainda quando criança, aos três anos de idade, quando chegou com seus pais à Alta Floresta D’Oeste, em 1986. Passou sua infância e adolescência no município e voltou ao Sudeste do país para estudar. Já graduada em jornalismo, em 2009, retornou à Rondônia, onde começou a atuar na comunicação do estado, em Porto Velho. Em 2011, focou sua atuação  no setor do Agro, pela Embrapa.

Mesmo visitando periodicamente Alta Floresta D’Oeste, já que seus pais ainda residem no município, é durante a pandemia do COVID-19, que ela está tendo a oportunidade de passar mais tempo no município, rever locais que ama visitar e fazer registros de cenários da cidade e da riqueza natural que existe no município, compartilhando essas belezas naturais em suas redes sociais.

Fontes: 

– Escritor Ovídeo Amélio: https://museuvirtualrondonia.com/alta-floresta-doeste

– IBGE

– Wikipedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *