Sem categoria

Novo guia de bem-estar animal incentiva práticas sustentáveis na pecuária

Elaborado com o apoio da Beckhauser, referência na produção de equipamentos de contenção bovina, o material oferece orientações valiosas para aprimorar as boas práticas de manejo no Brasil

Preocupada com o bem-estar animal e referência em equipamentos de contenção bovina, a Beckhauser é uma das empresas apoiadoras do recém-lançado “Guia de Recomendações sobre Como Melhorar o Bem-Estar dos Bovinos no Brasil”, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS). O guia, apresentado oficialmente em 6 de fevereiro, oferece orientações práticas e acessíveis a produtores rurais, técnicos de campo e outros envolvidos na cadeia produtiva da pecuária brasileira.

Resultado da parceria entre a MBPS e a BE.Animal, o material resume as ações do Grupo de Trabalho (GT), coordenado por Marcelo Ferreira, executivo da Ceva Saúde Animal, associada à MBPS. Foram realizados 45 encontros entre agosto de 2023 e dezembro de 2024, totalizando cerca de 50 horas de trabalho.

“É um grande prazer para nós, da Beckhauser, participar desse grupo de trabalho. O processo foi extremamente proveitoso, com discussões eficazes. Agradecemos por ver todos na cadeia produtiva da carne atentos a esse tema e comprometidos em divulgar o guia e incentivar a implementação das boas práticas”, afirma a gerente de comunicação da Beckhauser, Carla Ferrari.

A empresa colaborou com informações sobre tecnologias que podem melhorar os manejos. Carla destaca que, na visão da Beckhauser e de muitos profissionais do campo, os equipamentos de contenção são essenciais para garantir que os manejos sugeridos no guia sejam realizados de forma segura, eficiente e confortável, tanto para os animais quanto para os trabalhadores.

“Desde procedimentos simples como pesagem e vacinação até protocolos sanitários e inseminação, o equipamento de contenção é crucial para garantir maior produtividade, eficácia e bem-estar animal. Sabemos que o ambiente do curral é estressante, por isso buscamos entender o comportamento do animal para reduzir o estresse e aumentar a segurança de todos os envolvidos”, detalha Carla.

Ela também observa a importância de considerar a relação próxima entre trabalhadores e animais no centro de manejo. “Os bovinos são animais gregários e preferem estar com o rebanho. Porém, para realizar os manejos, eles precisam ser isolados. A responsabilidade é racionalizar cada procedimento para minimizar o estresse, utilizando o equipamento de forma calma e adequada, evitando danos e garantindo a eficácia dos procedimentos”, explica.

Carla reforça que a segurança e o conforto das pessoas envolvidas nas operações também são fundamentais. O manejo racional, conforme o guia, cobre todos os momentos da vida do animal, desde o nascimento até o transporte. “Devemos sempre agir com total responsabilidade ao passar pelo centro de manejo”, conclui.

Recomendações gerais para o bem-estar

O Guia oferece orientações para a adoção de boas práticas de manejo, beneficiando toda a cadeia produtiva e servindo como referência para futuras melhorias no bem-estar animal. Segundo Ana Doralina Menezes, presidente da MBPS, “o documento apresenta recomendações gerais para aprimorar o bem-estar animal, mantendo-se aberto a discussões e ajustes no futuro.”

O material também busca estimular o debate sobre as melhores práticas na pecuária, considerando suas particularidades e inovações para uma produção mais sustentável e eficiente. Esses pontos estão alinhados ao crescimento do rebanho bovino brasileiro, que já ultrapassa 238 milhões de animais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dividido em três capítulos, o guia aborda temas como monitoramento da saúde dos animais, cuidado com bezerros recém-nascidos, identificação ética dos bovinos e manejo na desmama. Inclui ainda diretrizes sobre boas práticas no curral, manejo reprodutivo, aplicação de vacinas, confinamento e transporte, com ênfase na segurança e no conforto dos animais, além de promover uma movimentação humanitária da tropa de lida.

O documento introduz os conceitos de “Uma Saúde” (One Health) e “Um Bem-Estar” (One Welfare), que ressaltam a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental. Também combate práticas que afetam o bem-estar dos animais e a imagem do setor, como maus-tratos.

Por fim, o Guia aborda tendências globais sobre bem-estar animal e sustentabilidade na pecuária, como a redução do uso de antibióticos e da marca a fogo em bovinos, sugerindo métodos mais humanitários. De acordo com o coordenador do material, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são destacados, desafiando o setor a adotar práticas mais responsáveis em aspectos ambientais, sociais e econômicos.

O GT contou com o patrocínio das empresas Ceva Saúde Animal e JBS, e o Guia recebeu o apoio da Beckhauser, Datamars, FairFood, JBS e Minerva Foods.

Sobre a Beckhauser 

A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: https://beckhauser.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *