EconomiaEventosNotíciasSem categoriaSeminárioVídeos

MOMENTO HISTÓRICO PARA RONDÔNIA: 1° Encontro Agro Mulheres do Estado marca uma nova etapa para o movimento

Evento reuniu mais de 150 mulheres de todas as regiões de Rondônia e das mais diversas áreas do Agro

“Se você quer ser um agente de transformação, a voz das mulheres do agro de Rondônia onde estiver, defendendo seu espaço, promovendo o acesso ao conhecimento e a equidade, então, este movimento é pra você!” Assim começou o 1° Café com conteúdo realizado pelo Agro Mulheres Rondônia com apoio de parceiros.

Momento histórico para o estado, que reuniu mais de 150 mulheres de todas as regiões de Rondônia e das mais diversas cadeias que compõe o agro, no campo e na cidade. Elas não pouparam esforços para se deslocar até mais de 500 quilômetros, para participar desse encontro que promoveu o conhecimento, trocas de experiências e integração.

Produtoras rurais de grande, médio e pequeno porte, indígena, empresárias, microempreendedoras, advogadas, administradoras, pesquisadoras, extensionistas rurais, comunicadoras, agentes de vendas e comércio são alguns dos exemplos da diversidade que se fez presente no evento.

Apesar de atuarem em diferentes atividades, classes sociais, cores e culturas, pontos muito importantes unem todas elas: o fato de serem mulheres e assumirem os mais diversos papéis ao longo do dia; independente de onde atuem, sofrem ainda preconceitos; precisam lutar por seus direitos; e todas tem o vínculo forte com o mundo agro. “Estamos juntas por mais acesso ao conhecimento, por equidade e reconhecimento do nosso trabalho, para nos inspirar e nos fortalecermos na caminhada”, destacou Beatriz Rosa, uma das idealizadoras do Movimento.

Assuntos como gestão, sucessão familiar, protagonismo feminino e casos de sucesso no agronegócio do estado foram foco do evento, que estabeleceu uma grande rede de relacionamento que irá promover oportunidades, gerar conhecimento e novas ações em Rondônia.

Galeira de fotos do 1° Encontro Agro Mulheres Fotos assessoria evento

Casos de sucesso e os desafios das Agro Mulheres em Rondônia

Um dos pontos altos do evento foi o bate-papo, conduzido pela jornalista Carolina Brazil, que reuniu mulheres que se destacam em suas áreas de atuação no agro em Rondônia. A diversidade e a sinergia estavam estampadas neste painel, assim como os desafios que, apesar das diferenças, acabam sendo os mesmos.

As campeãs dos concursos de qualidade do café que ocorreram em Rondônia em 2019, Poliana Perrut e a indígena Diná Suruí, a pesquisadora da Embrapa Rondônia Ana Karina Salman, que atua com a questão de conforto animal, e a empresária, produtora de grãos e pecuarista Antonielly Rottoli contaram suas histórias e fizeram desabafos que foram seguidos por aplausos de uma plateia repleta de mulheres que passam pelas mesmas dificuldades: o preconceito velado, ou escancarado, o descrédito, a indiferença e também a falta de valorização do seu trabalho.

“As nossas conquistas são ignoradas. Muitas vezes, se fossem homens elas seriam enxergadas de maneira diferente. Eu venci o concurso de café, ano passado, felicidade imensa, mas sempre teve o descaso. O DESCASO COM UMA CAMPEÃ. Se fosse um homem ali naquela posição seria um tratamento diferente diferente. A ‘descredibilidade’ que eu sofro no estado hoje em ter sido campeã… ninguém acredita que o café que vocês estão bebendo é meu”, desabafa Poliana Perrut.

Apesar de as conquistas das mulheres não terem a devida credibilidade, elas não param de fazer o que é preciso, com dedicação e com muitos resultados. A cafeicultora indígena Diná Suruí arrancou aplausos do público ao resumir bem isso.

Ela disse que não importam as diferenças, se o trabalho é grande ou pequeno, ou gênero, o que importa é acordar todos os dias e fazer seu trabalho com amor e humildade. “Eu sou a prova disso. O que a gente fez (vencer o concurso Tribos), não era muito, mas cada manhã que a gente levantava a gente fazia com amor”, disse Diná.

A Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, Subcapítulo Rondônia uniu esforços ao movimento Agro Mulheres de Rondônia e levou ao público histórias de sucesso de um trabalho que segue firme no estado em busca de maior valorização das mulheres deste setor. Livros Mulheres dos Cafés no Brasil, que tem um capítulo de Rondônia e muitas histórias inspiradoras, foram sorteados para o público do evento.

Confira os depoimentos no vídeo abaixo:

Parceiros
Este evento foi uma realização do Movimento Agro Mulheres Rondônia e contou com a parceria da Rovema Agronegócios, Rical, Bayer, Laboratório Solo Mais, Amaggi, Aprosoja, Agropecuária Espírito Santo, Boasafra e TRR Ariquemes Transportes. Contou também com o apoio da Embrapa Rondônia e SENAR Rondônia.

Movimento Agro Mulheres Rondônia
É uma rede formada por voluntárias que estão envolvidas em toda a cadeia do agro no estado. Conectam estas mulheres para promover trocas de experiências e conhecimento; para inspirar; gerar oportunidades; fortalecer a atuação por meio de treinamentos, aprendizados e informações; quebrar barreiras; buscar a equidade e o reconhecimento; dar visibilidade à atuação das mulheres e representá-las nas mais diferentes instâncias. São agentes da mudança. Cada integrante deste movimento, onde estiver, é agente de transformação, sendo a voz em defesa das mulheres do agro em Rondônia.

Surgiu em 2019, com a contadora que atua diretamente com o universo agro, Beatriz Rosa, e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Unidas pelas dificuldades enfrentadas por atuarem em áreas ocupadas prioritariamente por homens, elas buscaram forças para seguirem seus sonhos e ajudarem outras mulheres a também serem protagonistas de suas histórias.

Elas perceberam que era possível transformar essa realidade unindo forças.
Este esforço integra hoje mais de mil mulheres nas redes sociais do Agro Mulheres Rondônia, especificamente no Instagram e grupo do WhatsApp, em que mulheres de todas as regiões do estado e das mais diversas cadeias ligadas ao agro, a força pujante deste País.

Veja no vídeo como foi o evento:


Diretrizes do movimento

  • Sem fins lucrativos
  • Conduzido por voluntárias
  • Sem vínculos políticos ou partidários
  • Sem vínculos institucionais ou com empresas privadas
  • ———————-
    Fonte: Renata Silva
    Jornalista Mtb 12.361/MG
    Voluntária Agro Mulheres Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *