Manipulação e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas são temas de curso do Sindiveg
Conteúdo ministrado pelo mestre em Toxicologia Sérgio Graff está disponível nas redes sociais da entidade
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) lançou o primeiro episódio da série de conteúdos “Conversando com o especialista” visando desmistificar o setor de defensivos agrícolas no Brasil. Disponível nas redes sociais da entidade, o vídeo aborda o tema “Cuidados e primeiros socorros no uso de defensivos agrícolas” com uma entrevista com o médico, mestre em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP), presidente do Centro Brasileiro de Toxicologia e Saúde e CEO da Toxiclin, Sérgio Graff. O conteúdo integra o módulo 3 do curso “Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas” e aborda as normas para a aplicação eficiente e sustentável de agroquímicos.
Para Graff, o módulo foi desenvolvido com foco na acessibilidade das informações. “Queremos disseminar conhecimentos em uma linguagem clara e acessível sobre temas técnicos essenciais para quem lida com defensivos agrícolas”, afirma o especialista. O objetivo, segundo ele, é fornecer aos profissionais do setor as ferramentas necessárias para a prevenção de acidentes e a correta manipulação dos produtos.
O material orienta sobre os cuidados a serem tomados durante o manuseio de defensivos agrícolas e destaca os principais riscos envolvidos. “Mesmo com orientações adequadas, acidentes podem ocorrer. Por isso, é fundamental saber como agir e quais primeiros socorros adotar em caso de intoxicação ou acidente no ambiente de trabalho”, explica o profissional.
Além de abordar os sintomas de intoxicação e os procedimentos de primeiros socorros, o conteúdo também orienta sobre onde encontrar as informações de segurança contidas nas embalagens dos produtos. Essas informações incluem instruções sobre manuseio, precauções, equipamentos de proteção, destinação de embalagens e outros dados cruciais para a segurança dos trabalhadores.
O curso “Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas” é composto por sete módulos adicionais, que tratam de temas como “Segurança na Aplicação de Defensivos”, “Tecnologia de Aplicação”, “Aquisição, Transporte e Armazenamento de Agroquímicos”, “Aviação Agrícola”, “Limite Máximo de Resíduos (LMR)”, “Defensivos Ilegais” e “Manejo Fitossanitário”.
A plataforma de cursos do Sindiveg contribui para promover boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, com foco na produção eficiente, segura e sustentável de alimentos. Destinados a agricultores, apicultores e outros profissionais da cadeia produtiva, os módulos são gratuitos, práticos e de fácil acesso. Ao final do curso, os participantes recebem certificados de conclusão. Para mais informações e inscrições, acesse: sindiveg.org.br/cursos.
Sobre o Sindiveg
Há mais de 80 anos, o Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal atua no Brasil representando o mercado de defensivos agrícolas no País, com suas 26 associadas, e dando voz legalmente à indústria de produtos de defesa vegetal em todo o território nacional. O Sindicato tem como propósito a promoção da produção agrícola de forma consciente, com o uso correto e seguro dos defensivos, bem como apoiar o setor no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos para o seu uso consciente, sempre respeitando as leis, a sociedade e o meio ambiente.