Sem categoria

Integração de sistema de monitoramento de gado de leite da MSD Saúde Animal a software Ideagri amplia acesso a dados para melhorar gestão das fazendas

Com funcionamento em tempo real, os sistemas Ideagri e SenseHub fornecem aos produtores todas as informações de produção, sanidade e comportamento dos animais para se ter mais produtividade e sustentabilidade

Aprimorar a gestão dos negócios por meio de tecnologia e inovação torna-se cada vez mais essencial dentro do agronegócio – e na cadeia leiteira essa tendência também não seria diferente. Em busca de tornar esses avanços ainda mais acessíveis aos produtores, duas marcas referências no setor uniram forças. 

O Ideagri, sistema de gestão desenvolvido pela Rúmina e o sistema de monitoramento SenseHub, da MSD Saúde Animal, passaram a trabalhar em conjunto. O primeiro, há 17 anos no mercado, desenvolvido a partir da realidade das propriedades leiteiras brasileiras, tem como objetivo fornecer diariamente dados fundamentais sobre a produção e a gestão da propriedade. Já o segundo, referência global, monitora hoje 8,6 milhões de animais no mundo e 65 mil apenas no Brasil, é voltado para o acompanhamento da ruminação e análise dos comportamentos das vacas.

Para a gerente de Produtos de Tecnologia da MSD Saúde Animal, Thatiane Kievitsbosch, a decisão da empresa em fazer essa comunicação com o software de gestão Ideagri se deu por entender que é uma das ferramentas mais utilizadas no País. “Desta forma, conseguimos facilitar a vida do produtor, otimizar o tempo de lançamento dos dados e diminuir os erros de inserção, por ser em uma plataforma única. Mais qualidade na informação e facilidade na utilização: todos saem ganhando”.

“A solução de monitoramento da MSD Saúde Animal é líder de mercado e está inserida em diferentes tamanhos de fazendas, das pequenas até as maiores e mais tecnificadas. Tendo em vista esta característica, entendemos que a união das duas soluções pode gerar valor aos nossos clientes”, conta o CEO do Ideagri, Marcelo Ferreira.

Funcionamento na prática

O sistema de monitoramento SenseHub é uma tecnologia que atua a partir de colares ou brincos colocados nos animais, captando informações sobre atividade, ruminação, tempo de alimentação e ofegação de cada vaca e novilha.

Esses dados são automaticamente enviados para a plataforma e geram informações sobre possíveis problemas de saúde, estado de estresse calórico, cio, entre outros. “O acesso, em tempo real, a informações sobre o status de reprodução, saúde e bem-estar de vacas e grupos garante ao produtor uma precisão incomparável na detecção de cio, dados precisos sobre ciclo estral e orientações como o melhor horário que se deve inseminar a vaca, por exemplo”, explica a gerente de Produtos de Tecnologia, Thatiane Kievitsbosch.

A partir disso, o Ideagri, atuando como um grande hub de integração entre sistemas e equipamentos, disponibiliza uma ferramenta para facilitar o trabalho de seus usuários que optem pela utilização do sistema de monitoramento da MSD. Os dados do rebanho lançados no Ideagri podem ser enviados para as plataformas da MSD, possibilitando a tomada de decisões de forma rápida.

O Ideagri é uma tecnologia simples e prática, que gera indicadores e análises avançadas para o controle zootécnico e financeiro nas fazendas de leite. Líder no mercado nacional, sendo o mais completo, desenvolvido a partir das necessidades das propriedades brasileiras, é o único a oferecer um benchmarking chamado RúmiScore – uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades.

“Estamos muito felizes com essa integração de sistemas. O nosso intuito é fazer com que o produtor usufrua cada vez mais de tecnologias que possibilitem acesso a informações essenciais para o seu negócio para que seja mais produtivo e sustentável, rumo ao que chamamos de ‘leite 5.0’”, destaca Marcelo Ferreira.

A integração dos sistemas já está disponível aos pecuaristas que utilizam o monitoramento MSD e o sistema de gestão Ideagri. “Ambas as equipes já estão preparadas para dar suporte técnico e auxiliar os produtores de leite na integração da plataforma”, finaliza Ferreira. 

Sobre a Rúmina

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCashfintech voltada à cadeia do leite; Rúmi Educa, programa de educação continuada; Rúmina Insights, plataforma de inteligência de dados; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RúmiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

Mais informações: www.rumina.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *