IAC apresenta sua primeira cultivar de feijão Mungo Verde na Agrishow
O mercado de feijão tipo exportação Mungo Verde ganha a primeira cultivar IAC. O Instituto Agronômico (IAC) desenvolveu a cultivar IAC VR211 e irá apresentá-la na Agrishow 2022, de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior paulista. Esse tipo de feijão é direcionado, principalmente, aos mercados da China e da Índia. De perfil bem rústico, é consumido como moyashi no Brasil.
Essa primeira cultivar de feijão Mungo Verde do IAC vai beneficiar, inicialmente, o estado do Mato Grosso, onde é muito produzido. “Vem crescendo o mercado desse feijão e por meio do nosso banco de germoplasma, nós fizemos o melhoramento genético para desenvolver essa cultivar; é uma espécie completamente diferente do Phaseolus vulgaris, como estamos acostumados a trabalhar”, diz o pesquisador do IAC, Alisson Fernando Chiorato.
Esse trabalho envolve um outro segmento do Programa de melhoramento do Feijoeiro mantido pelo IAC e visa atender um nicho de mercado, onde o produto tem valor agregado por atender mercados específicos. “É novo dentro do nosso programa de melhoramento genético de feijão no IAC”, diz Chiorato. Os contatos com empresas que irão iniciar a multiplicação de sementes dessa cultivar estão em andamento.
Os visitantes da Feira também poderão ver as cultivares de feijão IAC 2153, IAC 2154, IAC 2156, IAC 2157, IAC 1849 Polaco, IAC 1850, IAC VU211, que é um feijão Arroz Bamboo. O sorgo forrageiro Santa Elisa e o sorgo vassoura IAC 10V50 também estarão expostos, além da mamona Guarani.
Fonte: Por Carla Gomes (MTb 28156) – Assessora de comunicação e imprensa IAC