AgriculturaEconomiaLogísticaMaquinasMeio AmbienteTecnologia

Fendt 1000 Vario

O Fendt 1000 Vario recebeu o Red Dot, o prêmio internacional de alta qualidade de design.

Fendt 1000 Vario em dois modelos o 1046 Vario com 476 cv e o 1050 vario com 517 cv

O mercado brasileiro de grãos traz números suntuosos. O volume previsto para safra 20/21, encerrada neste mês, está em 252 milhões de toneladas, segundo dados Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para o ciclo 21/22 a estimativa é de que o Brasil se aproxime de 289,6 milhões de toneladas. Além disso, estudo feito por Ministério da Agricultura, Embrapa e a Universidade de Brasília (UnB), aponta que a produção de grãos crescerá 27% em dez anos, ultrapassando 333,1 milhões de toneladas.

Diante desse cenário, o uso de máquinas inteligentes e inovadoras se tornam essenciais para atender um ritmo produtivo que entregue alta produtividade e rendimento operacional. “O Brasil é uma potência agrícola não só quando consideramos sua área produtiva, mas também em adoção de novas tecnologias”, diz José Henrique Galli, diretor da Fendt na América do Sul. “Somos o principal país do mundo capaz de crescer a agricultura de forma sustentável.”

Os tratores Fendt 1000 Vario são uma das opções que unem inteligência e melhor investimento para as mais variadas operações. As máquinas têm transmissão Fendt Vario Drive (CVT), que permite que a operação seja feita sempre na velocidade ideal, sem escalonamento de marchas. Além disso, aciona de forma independente os eixos dianteiro e traseiro, sem intervenção do operador. Na prática, com essa tecnologia, torque e potência são distribuídos eletronicamente para o eixo que está tracionando.

Conheça um pouco mais sobre este trator Robusto. Forte. Único. Equipado com a tecnologia de ponta da Fendt, uma obra-prima alemã. Experimente força, tração, controles especializados e rede inteligente com o Fendt 1000 Vario. Em dois modelos o 1046 Vario com 476cv e o 1050 vario com 517cv.

O número um para trabalhos pesados.

O Fendt 1000 Vario coloca a sua potência no campo. Os seus impressionantes pneus, um sistema inteligente integrado de assistência ao lastro e uma tração integral exclusiva às quatro rodas garantem a aderência necessária em todas as situações – mantendo uma excelente manobrabilidade. E serve para muito mais do que apenas trabalho pesado.

Transmissão VarioDrive – um Mestre na distribuição de potência

O design inovador do trem de potência permite a distribuição de torque ideal para as rodas dianteiras e traseiras, proporcionando tração otimizada e potência de tração. A transmissão está composta por uma bomba hidráulica e dois motores hidráulicos. O primeiro motor hidráulico abastece o eixo traseiro com tração constante através de uma partição hidrostáticamecânica, entre os 0 e os 60 km/h.

O segundo motor hidráulico serve o eixo dianteiro. O solo ou, se for o caso, o acoplamento às quatro rodas regulado de forma inteligente, fazem com que, através do retroacoplamento com o eixo traseiro, também o eixo dianteiro receba parte da potência hidrostática e mecânica.

VarioGrip

O sistema de regulação da pressão dos pneus perfeitamente integrado VarioGrip controla a pressão dos pneus de 0,6 a 2,5 bar em poucos minutos. A pressão ótima dos pneus economiza combustível, protege o solo e aumenta a tração.

A transmissão com aderência

Uma aderência perfeita significa que você sempre pode contar com a potência necessária. Com a nova transmissão Fendt VarioDrive, isso é possível graças à distribuição inteligente do torque entre os eixos dianteiro e traseiro: Fendt Torque Distribution (distribuição de torque Fendt). Por exemplo, se as rodas dianteiras derraparem, a embreagem inteligente de tração nas quatro rodas fechará automaticamente.

O torque é então transferido automaticamente para o eixo traseiro, que tem aderência. E vice-versa: se não houver aderência das rodas traseiras, o torque será transmitido para o eixo dianteiro. O operador não notará nada além dos benefícios da distribuição inteligente de torque: ou seja, tração contínua.

Suspensão do eixo dianteiro
Suspensão do eixo dianteiro

A suspensão independente auto-nivelante em cada roda no Fendt 1000 Vario garante um ótimo contacto com o solo das rodas dianteiras sob todas as condições e evita de forma confiável o “Power-hopping” para conseguir uma melhor potência de tração. O conforto de condução e a segurança também são mantidos a velocidades de transporte até 60 km/h.

O longo curso da suspensão mantém o conforto de condução independentemente da carga. Os operadores podem mover manualmente o curso da suspensão, por exemplo, quando carregam pesos sem o elevador frontal com a carga cómoda de contrapesos. Outra vantagem: A suspensão independente para cada roda está isenta de manutenção.

Elevada potência – baixo consumo de combustível. Fendt iD.
Conceito de baixas rotações por minuto Fendt iD

O Fendt 1000 Vario funciona sempre no intervalo de torque máximo para o consumo específico de combustível mais baixo. O que significa que é disponibilizada elevada potência nas rotações mais baixas do motor, aos regimes normais mais baixos. “Elevado torque, baixa rotação do motor” é o sistema de acordo com o qual todos os componentes do veículo, como motor, caixa de transmissão de câmbio, ventoinha, sistema hidráulico e todas as unidades auxiliares são desenvolvidos para atender a velocidade ideal do motor.

Fendt VarioDrive – A nova transmissão.

Há mais de 20 anos, a transmissão Vario tem sido referência mundial em transmissões de tratores. Agora, um trem de transmissão completo desenvolvido recentemente com tração variável nas quatro rodas coloca o Fendt 1000 Vario no topo da sua categoria.

O Fendt Vario é responsável por uma condução contínua e dinâmica com muita potência do motor a qualquer velocidade desde 0,02 km/h a 60 km/h. O novo Fendt 1000 foi desenvolvido especificamente com o objetivo de transmitir alta potência do motor em qualquer situação, independentemente das condições do solo e, portanto, mantendo os regimes do motor muito baixos. A transmissão: Fendt VarioDrive – o trem de acionamento que aciona ambos os eixos de forma independente, pela primeira vez.

Distribuição de potência através da Fendt Torque Distribution

A distribuição flexível da potência da transmissão variável às quatro rodas é alcançada através de uma peça em T, que está localizada entre a bomba hidráulica e os motores hidráulicos para os eixos frontal e traseiro. Ela atua como um diferencial hidrostático entre os eixos e permite que o fluxo de óleo entre a bomba e o motor hidráulico seja ajustado livremente. Como resultado, não existe qualquer tensão. Se for necessário, o torque pode ser automaticamente variável de um eixo para o outro através do acoplamento às quatro rodas controlado de forma inteligente. As perdas mecânicas e o desgaste são reduzidos eficazmente.

4WDvariável oferece-lhe 500 CV

As transmissões às 4×4 convencionais têm usualmente uma relação de torque fixa entre os eixos frontal e traseiro. O Fendt VarioDrive permite uma transmissão variável às 4×4. O torque é essencialmente distribuído para ambos os eixos através de duas saídas da caixa de velocidades. Graças à embreagem 4WD controlada de forma automática, o deslocamento do torque ocorre quando necessário entre os eixos. Isto é denominado Fendt Torque Distribution.

Motores modernos, de elevada capacidade com 370 cm³ garantem uma eficiência de transmissão muito elevada. O fornecimento separado de óleo protege a caixa de velocidades contra mistura e contaminação de óleo.

A forma como o Fendt iD funciona

A tecnologia de acionamento completa do Fendt 1000 Vario é excepcionalmente eficiente. Todos os componentes do trem de força trabalham sempre no ponto mais econômico.

O motor de elevada potência com turboalimentação VTG entrega o seu enorme potencial eficientemente a baixas rotações do motor. A transmissão e a tração variável às quatro rodas garantem a distribuição ideal de potência dentro do intervalo de consumo ideal.

O conceito de refrigeração Sistema de Ar Concêntrico (CAS), com uma ventoinha de elevado desempenho, arrefece todos os permutadores de calor de acordo com as necessidades e aumenta a eficiência global. Todos os consumidores energéticos, como o ar-condicionado, o compressor de ar e o alternador, estão coordenados para um baixo desgaste através de baixas rotações de motor.

Elevado torque – baixo consumo de combustível

O conceito de baixo rpm do motor Fendt iD resulta num consumo de combustível permanentemente baixo e intervalos mais longos de manutenção. O intervalo de rotações do motor do Fendt 1000 Vario varia entre 650 e 1700 rpm. No intervalo principal de trabalho, as rotações variam entre 1100 e 1500 rpm, que é delicado com os componentes e diminui o consumo. O motor no Fendt 1050 Vario já garante impressionantes 2400 Nm de torque a 1100 rpm.

A primeira impressão conta, a segunda faz a diferença.

O combinação perfeita de controles com tecnologia de ponta e todo o conforto é a chamada Fendt Life Cab. A cabina Fendt 1000 Vario impressiona mesmo à primeira vista, pois a nova cabina Life combina a melhor qualidade de materiais com o arranjo experimentado e testado e a praticidade de todos os elementos. O espaço renovado e a visibilidade são aprimorados por uma série de pequenos detalhes, o que transforma a rotina diária num prazer real.

Fonte: Fendt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *