Drone brasileiro inaugura uma nova geração com diversas tecnologia embarcada
O mercado de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) tem crescido nos últimos anos e atraído o interesse de diversos grupos de produtores pelas vantagens relacionadas à economia de defensivo agrícola, eficiência da aplicação e agilidade.
A tecnologia é baseada no uso de aeronaves não tripuladas para aplicação de defensivos nas lavouras, permitindo um uso mais eficiente do produto garantindo precisão e mais sustentabilidade ao meio ambiente. Uma vez que a tecnologia só utiliza a quantidade adequada em uma aplicação precisa.
Apesar dos Drones mais conhecidos serem de origem chinesa o Brasil tem apresentado ao mercado produtos inovadores com muita tecnologia embarcada. Lançado em 2020, o DRACTOR 25A inaugura uma nova geração de drones, sendo considerada uma das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) mais inovadoras do mundo. E não é exagero: quando analisado sob o viés de um produto, um dos diferenciais que o tornam exclusivo é reunir, em um mesmo drone, duas aplicações distintas: mapeamento e pulverização.
Quando analisado sob a ótica de uma solução (que é exatamente a proposta da XMobots para o produto), o DRACTOR é o único sistema de RPA do mundo capaz de realizar a detecção automática de reboleiras de mato, funcionalidade possível graças a uma integração inteligente e revolucionária entre drone, câmera XMC e XFarming.
E isso não é tudo: quando analisado pela perspectiva do setor canavieiro, que tem o Brasil como maior produtor mundial, o DRACTOR ultrapassa todas as barreiras imagináveis, identificando para seus usuários, graças à inteligência artificial do XFarming, qual tipo de espécie está presente em cada reboleira.
É poder sentir e agir em cada etapa, do mapeamento à pulverização localizada (catação). É ter em um único drone, a eficiência dos aviões aliada à versatilidade dos tratores. Esse é o DRACTOR 25A.
Pulverização
Quando usado como uma ferramenta para a pulverização de lavouras, o DRACTOR 25A é totalmente integrado às tecnologias embarcadas da XMobots® que garantem assertividade máxima e alto rendimento na aplicação de insumos.
Uma das grandes inovações trazidas pela versão de pulverização do DRACTOR é a possibilidade de fazer a dispersão de defensivos em área localizada – método conhecido como catação – sem se preocupar com o tempo da bateria. Esta modalidade representa uma economia significativa de insumos, uma vez que o agroquímico é aplicado somente onde há existência de plantas daninhas.
Para áreas onde há grandes infestações, o hexacóptero da XMobots® também pode realizar a pulverização em área total. Para ambos os sistemas de aplicação, o drone possui capacidade de calda de 10 litros, podendo aplicar o agroquímico em até 1h de voo no método de catação.
Solução Dractor 25A
Na visão da XMobots, o DRACTOR não deve ser visto como um simples produto para realizar operações de aerofotogrametria ou pulverização. O DRACTOR 25A foi desenvolvido para atuar como uma solução inovadora e inteligente na captura e processamento de dados, que usará a inteligência artificial do XFarming (software de análise de dados da XMobots) para atuar de forma assertiva no combate a plantas daninhas.
O sensor XMC foi desenvolvido pela XMobots especificamente para a assinatura espectral da folha da cana-de-açúcar. Trata-se de uma câmera multiespectral de 4 bandas (R, G, B e NIR – infravermelho próximo) e é em conjunto com o uso do software de inteligência de análise, o XFarming, que ela captura dados que trazem informações assertivas sobre falha de plantio, análise de paralelismo, restituição de falhas e matologia.
O XFarming Cana é o software de análise de dados da XMobots para geração de produtos exclusivos ao setor sucroenergético. Ele se utiliza de Inteligência Artificial (AI) – com aprimoradas técnicas de Deep Learning – para oferecer ao mercado mapas com alto grau de automatização e assertividade.
Entre suas funcionalidades, o XFarming possui aplicações exclusivas, como a restituição de linha cana por projeto de plantio, restituição de linha e detecção de falhas a partir de imagens multiespectrais captadas com a câmera XMC, além de sua mais recente inovação: a detecção automática de reboleiras de mato. Um software com características únicas, pronto para auxiliar na tomada de grandes decisões.
Sistema de tanque intercambiável
O Dractor possui dois modelos de tanque principal: o de agroquímico e o de combustível, ambos do mesmo formato, porém com válvulas distintas, permitindo a troca rápida e fácil dos tanques.
No momento em que o Dractor for realizar uma missão de mapeamento, conecta-se o tanque de combustível de 10L cuja válvula se conecta ao tanque reserva interno de 2,5L totalizando 12,5L para o gerador.
Quando o Dractor realiza uma missão de pulverização, conecta-se o tanque de agroquímico de 10L cuja válvula se conecta à bomba do sistema de pulverização. Neste caso tem-se 2,5L de combustível, que equivale a 1h de aplicação.
Sistema de potência híbrido
O DRACTOR 25A possui sistema de potência híbrido, ou seja, é alimentado por Bateria e Moto-Gerador. A bateria é utilizada para suprir demandas instantâneas de corrente, além de atuar como redundância para o moto-gerador, podendo manter o voo completamente estável por até 4 minutos.
Riqueza de detalhes
Uma plataforma que impressiona pelos detalhes, com cada ângulo projetado para unir um design moderno e aerodinâmico à máxima eficiência estrutural. Entre os requisitos a serem cumpridos pela equipe de P&D que desenvolveu o DRACTOR 25A, estavam o uso de materiais de alto desempenho como carbono e alumínio, eficiência de propulsão, alta densidade de energia e máxima segurança. Para reforçar esse time, o designer inovador foi projetado por uma equipe especializada em designer automotivo, a mesma que assina o design de automóveis de uma das maiores montadoras do mundo. Não é à toa que o DRACTOR é um drone como você nunca viu