DJI Agriculture revela expansão do setor mundial de drones agrícolas
Mais de 300 mil drones estão operando mundialmente, tratando mais de 500 milhões de hectares de terreno agrícola em todo o mundo.
A DJI Agriculture, líder mundial na facilitação da inovação agrícola através da tecnologia de drones, revelou seu relatório Drone Industry Insight (Por dentro da indústria de drones) (2023/2024), mostrando uma indústria global de drones agrícolas em expansão no ano de 2023. Abordando iniciativas políticas e aplicações emergentes de drones, o relatório oferece uma visão geral abrangente do cenário em evolução da tecnologia de drones agrícolas para 2023/2024.
“A DJI Agriculture tem como objetivo aumentar a eficiência da gestão de terras agrícolas, aproveitando soluções digitais e drones inteligentes. Tudo isso, priorizando a sustentabilidade ambiental”, declarou Yuan Zhang, Diretor de vendas global da DJI Agriculture. “Este relatório destaca que governos e produtores em todo o mundo estão usando os drones agrícolas e as técnicas de produção inteligente para melhorar a produção de alimentos de uma maneira mais científica, sustentável e amigável ao meio-ambiente.”
Principais destaques do relatório 2023/2024
A rápida adoção dos drones agrícolas em todo o mundo é um retrato do poder transformador das tecnologias emergentes no setor agrícola. Até o final de junho de 2024, os drones agrícolas trataram mais de 500 milhões de hectares de terras agrícolas em todo o mundo.
A notável eficiência desses drones levou a economias substanciais, incluindo uma redução cumulativa de 210 milhões de toneladas métricas de água e 47.000 toneladas métricas de pesticidas. Além disso, a implementação dos drones agrícolas reduziu significativamente as emissões de carbono em 25,72 milhões de toneladas métricas. Essa redução equivale ao sequestro de carbono proporcionado por 1,2 bilhão de árvores, ressaltando o caráter sustentável e ecológico dessa abordagem inovadora da agricultura moderna.
Tendências políticas globais
O relatório aponta que governos de diversos países começaram a liberalizar suas regulamentações. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alterou suas regulamentações de modo a exigir apenas o registro do drone e a licença do piloto antes do início das operações. Nos EUA, a Administração Federal de Aviação (FAA) publicou uma lista de aprovação de drones agrícolas que podem ser usados diretamente com isenções. A China emitiu regulamentações que permitem que os pilotos de drones sejam treinados pelos fabricantes.
“Estamos animados com esses avanços no âmbito regulamentar, uma vez que eles ajudarão a expandir o uso dos drones agrícolas e, consequentemente, beneficiarão os produtores em todo o mundo”, disse Zhang.
Práticas recomendadas
O relatório também destaca as práticas recomendadas, oferecendo orientações valiosas sobre treinamento de pessoal, tecnologia de drones, aplicações agrícolas e a integração entre agronomia e drones. Os produtores podem consultar diretamente essas orientações para implementar operações agrícolas mais profissionais.
Avanços tecnológicos
O relatório aponta também os avanços tecnológicos que contribuíram para o crescimento do setor de drones agrícolas. A integração da inteligência artificial (IA) permitiu o processamento mais preciso e eficiente de dados, facilitando a tomada de decisões. Além disso, desenvolvimentos na tecnologia de sensores melhorou as capacidades na agricultura de precisão. Esses avanços não somente aumentaram a eficiência quanto reduziram os custos para os produtores.
Testes e estudos de casos de drones agrícolas
Diversos testes e estudos de casos foram documentados pela DJI Agriculture e seus parceiros em 2023, incluindo:
- Testes de deriva para os modelos Agras T50 e T25 na China, Austrália e Hungria.
- Gestão de um pomar de laranja de umbigo de 10 hectares por meio de um ciclo de crescimento completo por um único produtor.
- Aplicação de herbicidas em fazendas de agave no México, economizando 88% de água e reduzindo os custos em mais de 60 dólares por hectare.
- Pulverização direcionada em ervas daninhas em pastagens australianas, economizando 50% nos custos e reduzindo em 51% o uso de produtos químicos.
- Pulverização de pesticidas em um pomar de 1.500 árvores de durian, na Tailândia, reduzindo o uso de produtos químicos entre 20 e 30%.
- Pulverização de maturadores em pequenas fazendas de cana-de-açúcar na África do Sul, aumentando a produção final de açúcar em até 1,78 tonelada por hectare.
Conclusão
O relatório anual da DJI Agriculture destaca o progresso significativo do setor de drones agrícolas e pavimenta o caminho para avanços futuros. Ao priorizar sustentabilidade e inovação, temos como objetivo revolucionar a agricultura moderna e impactar positivamente a produção mundial de alimentos. Fique atento às nossas próximas atualizações, enquanto trabalhamos para um futuro agrícola mais verde, inteligente e eficiente.
O relatório 2023/2024 completo pode ser acessado aqui.
Para mais informações sobre a DJI Agriculture, visite nosso site.