“Conexões para Inovação” debate em Piracicaba (SP) cadeias produtivas locais, inovação aberta, agricultura sustentável e conectividade
Evento nesta terça (10/9) no Parque Tecnológico Piracicaba reúne representantes de Cadeias Produtivas Locais (CPLs) e Ambiente Paulista de Inovação (API)
Quatro painéis com temas ligados à evolução das Cadeias Produtivas Locais (APLs) fazem parte da programação do evento “Conexões para Inovação: CPL/API”, que ocorre no dia 10 de setembro, no Parque Tecnológico Piracicaba Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek. O evento, promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), reúne representantes de Cadeias Produtivas Locais (CPL) e do Ambiente Paulista de Inovação (API).
Participam da abertura do evento, às 8h30, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil Ghobril; o diretor-presidente da Fundepag, Álvaro Duarte; o presidente do Conselho da Fundepag e Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), Francisco Matturro e o diretor-executivo do Polo Tecnológico de Piracicaba, Flávio Castelari.
O primeiro painel, “CPL e API – Passado, Presente e Futuro”, tem início às 9h, e aborda um diagnóstico da trajetória da política pública dos APLs em São Paulo, da atuação da Rede Paulista desde 2009, com suas principais ações e resultados. Também apresenta as estratégias atuais relacionadas à continuidade da política, sobretudo do recém-lançado Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – “Programa SP Produz”, as possíveis vantagens da substituição do termo APL pelo de Cadeias Produtivas Locais, as perspectivas institucionais sobre a Política das CPLs e seus resultados esperados. Fazem parte desse painel a secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso; a gerente de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, Flávia Florêncio Ferreira e o representante do Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Francisco Matturro. Em seguida haverá um debate com mediação da diretora da Fundepag, Adriana Verdi.
Às 11h, o painel “Estratégias de Conexão CPL e API” trata das iniciativas de conexão entre os ambientes de inovação e dos arranjos/cadeias produtivas locais, apresentando ações voltadas à governança dos ambientes de inovação, além das oportunidades dos editais de “inovação aberta” e de formação de comunidades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O painel também vai propor uma discussão sobre o papel da governança nos processos de inovação, desenvolvimento territorial e das cadeias produtivas. Fazem parte do painel a presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e da Rede dos Ambientes Paulistas de Inovação, Paula Lima; o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Levi Pompermayer Machado e o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco. A mediação do debate será feita pelo diretor-presidente da Fundepag, Álvaro Duarte.
“Soluções Tecnológicas para Conectividade no Campo” é o tema do terceiro painel, que tem início às 14h e vai apresentar propostas e soluções dos ambientes de inovação do Estado voltadas para mitigação das deficiências de conectividade no campo. Os convidados desse painel são o gerente de Desenvolvimento em Agronegócio Inteligente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Fabricio Lira Figueiredo; a coordenadora do Projeto Semear da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luciana Alvim Romani e o tecnologista sênior chefe da Divisão de Projetos, Análise e Qualificação de Circuitos Eletrônicos (Dipaq) do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Wellington Romeiro de Melo. O debate será mediado pelo CEO da FazMais, Caique Paes de Barros.
Para encerrar a programação, o painel “Inovações Agroambientais para Agregação de Valor e Acesso aos Mercados”, às 16h, aborda a agricultura regenerativa, tecnologias de monitoramento agroflorestal, carbono negativo, ESG para agregação de valor e acesso aos mercados, sobretudo o internacional. Participam da discussão o assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Alfredo de Carvalho Mangabeira; o especialista em Mercado de Exportação Brasil Europa, Fernando Nauffal Filho e a líder de Inovação da Conexão.f, Luciana Teixeira. O mediador será o membro do Conselho de Administração da Fundepag, Christian Lohbauer.
“A proposta do evento é contribuir para o fortalecimento das cadeias de produção localizadas, na medida em que estimula a interação e o diálogo de suas lideranças com os atores dos ambientes de inovação, aproveitando as sinergias para a construção de agendas comprometidas com o desenvolvimento sustentável”, explica a diretora da Fundepag, Adriana Verdi.
O evento contará ainda com a participação de representantes das Cadeias Paulistas de Café e do Fórum Paulista de Indicação Geográfica e Marca Coletiva.
SERVIÇO
Conexões para Inovação: CPL/API
Data: 10 de setembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek” (Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600, Jardim Santa Rosa – Piracicaba/SP)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/conexoes-para-inovacao—cpl–api__2605546
Sobre a Fundepag
A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica – Conexão.f – reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).
Mais informações: https://portal.fundepag.br