AgriculturaArtigoEconomiaMaquinasNotíciasTecnologia

Como preparar o solo para o plantio

Foto: John Deere

O preparo do solo é definido como um conjunto de operações agrícolas que envolvem a mobilização mecânica da camada arável (onde se desenvolve a maior fração do sistema radicular das plantas), promovendo o seu rompimento em torrões (agregados) de tamanho adequado, assim como a mistura ou a incorporação de material. Visando a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura.

Não existe uma fórmula de preparo do solo que possa ser aplicada a todas as propriedades e culturas. O conjunto de ações de preparo do solo apropriados são específicos para cada tipo de solo, levando em consideração o clima e a cultivar que o produtor pretende plantar, sendo as suas adaptações influenciadas por fatores biofísicos e socioeconômicos.

Mas antes de começar a mexer no solo é muito importante junto com um técnico da área definir a cultura e fazer a coleta das amostras de solo para a análise de solo e a futura recomendação da calagem. Pois, uma das maiores dificuldades na agricultura brasileira é o alto teor de alumínio tóxico e o solo ácido.

Ambos, principalmente o alumínio tóxico, prejudicam o correto desenvolvimento das raízes da planta, diminuindo a produtividade da cultura. E para evitar esses efeitos, a melhor técnica é a calagem, pois prepara o solo para o plantio, reduzindo a sua acidez e o alumínio tóxico. 

O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem e subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses. 

Na época do plantio, normalmente, é realizado o preparo secundário, com a finalidade de nivelar e destorroar a camada mais superficial do solo para facilitar a implantação e o desenvolvimento inicial das plantas, podendo ser realizadas operações com grades e enxada rotativa.

No preparo inicial, a subsolagem, que objetiva a descompactação do solo em camadas abaixo de 30 cm, somente é recomendada quando a camada compactada impede o fluxo de água ou o sistema radicular das plantas, pois este processo utiliza grande gasto de energia e requer mais operações complementares, já que a superfície do solo fica bastante irregular. 

Subsolador 5 hastes - ASA LASER CANAVIEIRO - STARA S.A. - Indústria de  Implementos Agrícolas - 7 hastes / com semeadeira
Foto: Stara


A aração visa à descompactação de camadas até 30 cm e promove a incorporação de restos culturais, corretivos e plantas daninhas, podendo ser utilizados arados de aivecas ou de discos. 

Foto: Civemasa

A escarificação também promove descompactação até a profundidade de 30 cm, porém mantendo parte da cobertura vegetal existente e movimentando menos o solo.

Foto: Civemasa

O preparo secundário deve ser realizado o mais próximo possível do plantio, nivelando a superfície do solo, eliminando plantas invasoras e tornando o leito adequado ao estabelecimento da lavoura. Normalmente são utilizadas grades de discos ou de dentes; estas são mais sujeitas ao acúmulo de palha (embuchamento), mas possuem a vantagem de desagregar menos o solo.

Foto: Tatu Marchesan

As enxadas rotativas são bastante empregadas em áreas pequenas de produção de tubérculos que possibilitam várias regulagens quanto ao tamanho dos torrões. Com o aumento da colheita mecanizada em solos mais argilosos, tem-se utilizado enxada rotativa para diminuir a ocorrência de torrões que podem ser recolhidos juntamente com os tubérculos, o que aumenta a perda de solo e os custos de transporte e lavagem da batata colhida. 

Foto: Lavrale

No entanto, ressalta-se que o número de operações e a mobilização do solo devem ser os menores possíveis para não haver compactação das regiões mais profundas do solo ou pulverização excessiva da camada superficial, o que pode aumentar o risco de erosão.

Fonte: 

https://www.embrapa.br/hortalicas/cebola/equipamentos#:~:text=No%20caso%20do%20preparo%20de,trator%20adequado%20aos%20implementos%20que

https://www.embrapa.br/hortalicas/batata/preparo-do-solo#:~:text=O%20preparo%20do%20solo%20depende,de%20um%20a%20dois%20meses.

https://www.grupocultivar.com.br/artigos/cuidados-com-o-solo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *