Bimeda lança no Brasil molécula única para controle de parasitas internos com carência zero
País volta a contar com Eprinomectina 1% Pour On, moderno agente molecular no combate a parasitas internos, bernes e moscas do chifre
A Bimeda, empresa fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos, veterinários e de saúde animal, traz ao Brasil o Eprifort 1% Pour On para combater parasitas internos, bernes e moscas do chifre. A solução, exclusiva no mercado nacional, promove um período de carência zero, podendo ser utilizada em qualquer fase da vida dos bovinos, inclusive em vacas prenhas, melhorando a produtividade de forma rápida e segura.
Os parasitas representam um problema cada dia maior para a cadeia produtiva da pecuária brasileira. O saldo desse prejuízo é estimado em 14 bilhões de dólares por ano. “É muito comum nos preocuparmos, principalmente, com as enfermidades que vemos com mais facilidade, como mastite, feridas e perda de peso. Entretanto, esquece-se de dar atenção àquilo que não se pode ver e, por isso, não é feito controle estratégico adequado, causando um grande prejuízo financeiro ao produtor. Para melhorar o cenário da parasitose no Brasil é preciso maior cuidado ao programa sanitário da propriedade, em especial aos parasitas internos”, explica o gerente de Marketing da Bimeda Brasil, Rodrigo Costa.
Entre os principais problemas causados pelas verminoses em bovinos, destacam-se: a redução no consumo voluntário de alimentos, digestão e absorção de nutrientes prejudicadas, redução da produtividade, redução da eficiência reprodutiva, prejuízos financeiros adicionais (mão de obra, medicamentos e perdas de animais), problemas com resíduos de medicamentos na carne, no leite e no ambiente, além do óbito de animais.
Eprinomectina: molécula moderna e efetiva
O Eprifort 1% Pour On possui em sua composição a eprinomectina, produto modificado da fermentação do streptomyces avermectilis, uma molécula de base farmacológica semi-sintética e moderna.
“A eprinomectina apresenta as mesmas atividades antiparasitárias endectocidas das demais avermectinas. Contudo, foi desenvolvida para ser uma molécula com maior impacto antiparasitário comparada às demais moléculas tradicionais de seu grupo, particularmente para o controle de nematódeos”, explica Costa.
Usada em bovinos de corte e leite para controle da maioria dos nematóides GI, a eprinomectina é também altamente eficaz contra berne e mosca dos chifres.
Vantagens do uso do formato Pour On
Por não precisar de agulha, a aplicação é de simples execução e tem rendimento elevado. Além disso, agrega maior controle na disseminação de doenças, lesões na carcaça, estresse e maior facilidade de manejo.
“O tratamento com Eprifort resulta em menor estresse e não causa lesões na carcaça dos animais tratados, passíveis de serem penalizadas no frigorífico, que podem ocorrer quando são utilizados produtos pela via injetável”, salienta o gerente.
Na pecuária de leite, o uso do Eprifort 1% Pour On tem impacto no controle efetivo de parasitas internos. Estudos mostram que vacas a pasto tratadas com eprinomectina pour on após o parto podem apresentar resultados positivos na produção de leite (47 litros/dia/vaca), aumento na produção de proteína no leite (2,2 kg/vaca) e na produção de gordura no leite (de 1,8 por quilograma/vaca) quando comparadas com animais que não foram tratados.
Animais tratados com eprinomectina pour on tiveram um intervalo médio entre nascimento e a concepção de vacas de 79,7 dias. Já os animais não tratados com a solução tiveram 92,6 dias de intervalo, uma redução de 12,9 dias. Ou seja, o controle eficaz de vermes gastrointestinais pós-parto em novilhas de primeira cria pode reduzir a média de intervalo do parto à concepção em 13 dias (79,7 dias em comparação com 92,6 dias) e melhorar a taxa de prenhez.
“O Eprifort 1% da Bimeda é uma escolha inteligente para os produtores que precisam tratar infestações em bovinos de forma eficaz, dando ao pecuarista tempo para uma gestão eficiente do plantel, com resultados rápidos e a garantia de bem-estar animal. Sempre é tempo de evoluir e por isso trouxemos esse lançamento para o mercado nacional e para outros países da América do Sul”, finaliza Costa.
Sobre a Bimeda
Fundada na Irlanda em 1960, a Bimeda é uma fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos veterinários e produtos de saúde animal. No Brasil, a linha de produtos está focada nas áreas de produção animal, equinos e pequenos animais.
Por meio de expansão contínua e aquisições estratégicas, a Bimeda estabeleceu mercados em mais de 75 países em todo o mundo e possui seis centros de P&D, 7 laboratórios regulatórios, 9 instalações industriais em 7 países e distribuição na Europa, América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Australásia. A Bimeda emprega mais de 800 funcionários em todo o mundo e tem sua sede global em Carrickmines, Dublin, Irlanda.
No Brasil, a Bimeda iniciou suas atividades em 2011 após a aquisição de 51% da Mogivet. Em 2015, a Bimeda comprou o restante da Mogivet, passando a ser detentora da totalidade do negócio. A planta industrial da Bimeda está localizada na cidade de Monte Mor / SP, em uma área total de 6.200 m², dividida em 5 prédios totalizando 2.400m² de área construída, onde se encontram as áreas administrativas, pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, armazéns e instalações de fabricação.
Na América Latina, o foco é de produtos para a produção de gado, controle de parasitas do gado, equinos, suínos e avicultura, com marcas multinacionais que abrangem diversas classes e espécies terapêuticas.
Para mais informações, acesse www.bimeda.com.br