AgriculturaEconomiaSoja

A Colheita de soja no Mato Grosso é a mais atrasada desde da safra 11/12

Mesmo com os elevados volumes de chuvas atrasando o progresso nas lavouras, a colheita de soja em Mato Ggrosso atingiu 52,14% até a última sexta-feira (26/02/2021), o que representa um avanço semanal de 17,63 p.p.

Apesar disso, o atraso continua: 31,96 p.p. em relação à safra anterior e de 17,59 p.p. comparado à média dos últimos cinco anos. Esta safra é a mais atrasada desde a temporada 11/12, quando a colheita neste momento atingia 51,61% das áreas.

Em relação às regiões, o menor percentual colhido do estado continua com a centro-sul, com 33,54% das áreas, influenciado pelas chuvas nas últimas semanas. Já a região oeste apresenta o maior percentual colhido: 65,94%.

Vale destacar que, mesmo com a seca no ano passado e as perdas de qualidade de grão em algumas lavouras (com o excesso de chuva na colheita), até o momento as produtividades não estão desagradando tanto o produtor. O problema agora está na segunda safra.

Produtividade ajustada:

A temporada 20/21 de soja em Mato Grosso começou com uma seca e está finalizando sob muita chuva. Por um lado, as áreas precoces ficaram, em parte, com potencial produtivo comprometido. Por outro lado, as chuvas e a luminosidade desde dezembro permitiram às áreas mais tardias chegarem ao final do ciclo com bom ou ótimo potencial produtivo.

Com isso, e considerando que mais da metade das áreas do estado já foram colhidas até a última sexta-feira (26/02/21), a estimativa do Imea para a produtividade média da soja foi acrescida em 0,40 sc/ha, passando a ser agora de 57,81 sc/ha.

Em relação à área, ficam mantidos os 10,30 milhões de há estimados até o momento.  Já em relação à produção, a modificação na produtividade elevou em 0,70% a expectativa para o estado. Assim, a produção passa a ser esperada em 35,74 milhões de t, quase 1,00% superior à temporada 19/20, que havia sido o recorde até então.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT) com o avanço gradual da colheita em Mato Grosso, o indicador Imea-MT acumulou alta de 2,31% na média semanal na saca de 60 quilos de soja, cotado a R$152,46/sc.

Acesse o boletim semanal da soja completo aqui: 26 de fevereiro de 2021/ nº 640

IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária é um instituto privado sem fins lucrativos do sistema Famato em parceria com a Aprosoja, Ampa e Acrimat, criado em 1998 e reestruturado em 2008, com sede em Cuiabá-MT. Realizamos estudos e projetos socioeconômicos e ambientais em todo o território mato-grossense, através de um sistema de coleta, processamento e análise de dados produzindo informações estratégicas do agronegócio para as entidades mantenedoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *