Sem categoria

Grunner reforça exclusividade no mercado e consolida liderança com tecnologia patenteada das Smart Machines

Uso indevido da tecnologia desenvolvida pela empresa de Lençóis Paulista (SP) motiva envio de notificações legais a fabricantes não autorizados

Referência em inovação no setor agrícola, a Grunner reafirma sua posição de destaque com a concessão da patente reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A proteção garante exclusividade nacional até 2033 para a tecnologia embarcada em suas Smart Machines máquinas agrícolas inteligentes que vêm transformando o campo com alto desempenho, precisão e sustentabilidade

Com sede em Lençóis Paulista (SP), a empresa se destaca por seu olhar voltado para o futuro, aliado ao compromisso com o meio ambiente e a produtividade no agronegócio. Investindo constantemente em pesquisa, desenvolvimento e proteção da propriedade intelectual, a Grunner entrega soluções tecnológicas que geram resultados concretos nas lavouras e impulsionam a competitividade no campo. 

“Entre os diferenciais desta inovação, destaca-se o ajuste automático de bitola, que evita o pisoteio das linhas de cultivo, como na cana-de-açúcar. As Smart Machines operam com tráfego controlado, assegurando deslocamentos precisos e preservando a estrutura e a qualidade do solo”, afirma o sócio-fundador e conselheiro da Grunner, Mateus Belei. “Além de reduzir custos operacionais e as emissões de CO₂, os equipamentos Grunner elevam significativamente a produtividade, unindo precisão, economia e respeito ao meio ambiente
 
Destaque nacional nas principais feiras do setor  

As Smart Machines Grunner vêm ganhando destaque nas maiores feiras do agronegócio no Brasil, inclusive na Agrishow, a maior da América Latina. Seu design robusto e inovador chama a atenção do público, enquanto sua tecnologia comprova, na prática, os benefícios pensados do campo para o campo. 
 
Com o aumento da visibilidade, segundo Belei, também crescem os questionamentos sobre a exclusividade da tecnologia desenvolvida pela Grunner, seus diferenciais e os riscos envolvidos na comercialização ou aquisição de réplicas. 

“A resposta é objetiva: a tecnologia é patenteada. A Grunner detém a patente de modelo de utilidade registrada e reconhecida pelo INPI, que garante exclusividade legal para fabricar, comercializar e apresentar essa solução em todo o território nacional. Isso significa que nenhuma outra empresa está autorizada a copiar ou explorar comercialmente a tecnologia sem a devida autorização”, pontua o sócio-fundador e conselheiro da Grunner. 

Concorrência deve estar atenta à legislação   

Diante da identificação de exposição indevida de cópias não autorizadas, a Grunner vem adotando as medidas jurídicas cabíveis, com o envio de notificações formais a fabricantes que violam sua patente. Belei que a violação de patente está sujeita a responsabilização nas esferas civil, administrativa e criminal. Os impactos não se limitam aos fabricantes, podendo afetar todos os envolvidos, incluindo compradores que adquiram ou comercializem produtos que infrinjam direitos de propriedade intelectual.   

Investimento seguro  

Adquirir uma Smart Machine Grunner vai além da escolha por tecnologia avançada – é assegurar respaldo jurídico e acesso a uma inovação devidamente registrada e protegida. Trata-se de um investimento seguro em uma solução amplamente validada no campo, com resultados comprovados em desempenho, eficiência e sustentabilidade.  
 
Para Mateus Belei, a concessão da patente reforça o compromisso da empresa com a inovação aplicada ao agronegócio: “Nossa tecnologia é resultado da integração entre ciência, agronomia e engenharia, desenvolvida para enfrentar desafios concretos do setor e gerar performance real para o produtor rural. Essa é a essência da Grunner: tecnologia criada no campo, para o campo”. 

Sobre a Grunner 

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).  

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.  

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021. 
 
Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.  
 
Mais informações: www.grunner.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fazi slots