Café de Rondônia é matéria-prima para produtos de beleza
*Por Renata Silva
Na tarde desta terça-feira, 11, foi realizado o Encontro Sabor e Beleza, com a apresentação de cosméticos naturais que têm como base cafés Robustas Amazônicos com qualidade.
O evento ocorreu na Mercearia do Sabor, em Porto Velho, que também serve junto aos produtos da culinária regional os cafés especiais de Rondônia.
O público pode degustar os melhores cafés do estado, produzidos pela Família Lima, de Alto Alegre dos Parecis, e Família Bento, de Cacoal. Além de conhecer e experimentar a linha especial: Robustas Amazônicos – Beleza Natural, produzida com cafés finos, de produção familiar e sustentável.
A Saboaria Rondônia, responsável pela produção dos produtos à base de café, também fez demonstração de outros cosméticos naturais, que têm como base a biodiversidade amazônica em suas essências.
Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, o café é mais que um alimento, ele faz parte de remédios, cosméticos e outros tantos produtos de uso no dia a dia e que podem também ser temas de pesquisa. “Em ações como esta promovemos a interação com públicos diversificados. São oportunidades de captarmos demandas e avaliarmos formas diferentes de inserção de produtos com os quais trabalhamos, como o café. Ganha o produtor por ter novos mercados, a cadeia como um todo e nós, pesquisadores, que podemos pensar em tecnologias para novos produtos”, destaca Enrique Alves.
Para a sócia-proprietária da empresa de cosméticos, Jaqueline Tavares, a atuação com o café valoriza a cadeia produtiva regional, com foco na produção sustentável e com qualidade. “Isso resulta em excelência para os nossos produtos da linha de café, que nos cosméticos traz benefício tanto para pele como capilar”, comenta Jaqueline.
“O envolvimento da Embrapa no fomento a essas ações auxiliam a todos que estão envolvidos com a cadeia do café de alguma maneira. Conecta todos os elos: quem está na produção, no comércio ou mesmo o consumidor”, pontua a proprietária da Mercearia do Sabor, Mauriceia Amoedo.
Empreendedorismo feminino e valorização de produtos da Amazônia
Os Robustas Amazônicos conectaram nesta ação o empreendedorismo feminino no estado. Tanto a empresa de cosméticos naturais como a espaço de culinária típica têm como fundadoras e gestoras mulheres. “Este evento é um marco referencial para o empoderamento feminino. Reunimos três bases: a produção agrícola, a gastronomia e os cosméticos, todos com foco nos Robustas Amazônicos, produtos da nossa terra”, pontua Jaqueline.
Mauriceia Amoedo, destacou a importância da interação para promover os produtos de Rondônia. “São oportunidades de conhecer e valorizar trabalhos maravilhosos que estão sendo realizados em nosso estado e de incentivar o empreendedorismo feminino”, afirma.
A Saboaria Rondônia foi criada em 2015, do sonho e persistência de mulheres empreendedoras no interior de Rondônia, em Ouro Preto do Oeste.Alia em sua atuaçãoa preservação ambiental, o empoderamento feminino e o desenvolvimento socioeconômico local. A biodiversidade amazônica está nas essências dos produtos que fazem e valorizam, especialmente, Palmeiras nativas regionais. Agora, com a nova linha Robustas Amazônicos – Beleza Natural elas estão se conectando à cadeia produtiva do café, fomentando a demanda por Robustas de qualidade e valorizando os produtos locais.