4ª Mulheres do Agro Rondônia se consolida como maior encontro de mulheres do agronegócio no Norte do Brasil
Evento realizado em Ariquemes reuniu mais de 450 mulheres de diversos setores e cadeias produtivas do agronegócio
O Movimento Mulheres do Agro Rondônia realizou no último sábado (15), o 4º Encontro, e reuniu mais de 450 mulheres de diversos setores produtivos e seguimentos do agronegócio do Estado de Rondônia. O evento contou ainda com participantes de outros estados, Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e do país vizinho, Bolívia e do Peru. O encontro tem o objetivo de gerar informações, oportunidades, conexões, dar visibilidade e contribuir para o protagonismo da mulher no agronegócio de forma qualificada.
O Encontro foi realizado no pavilhão da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), e nesse ano teve como tema “Os Desafios da Gestão e a Tributação no Agro”, e contou com quatro palestrantes reconhecidos nacionalmente: Natália Fernandes, representando a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); o empresário e produtor rural Vinícius Paiva, Andrea Cordeiro, especialista em agronegócio; a contadora tributarista especialista em agronegócio, Fernanda Bueno.
“Ter participado do Encontro Mulheres do Agro Rondônia é uma realização, e ter esse movimento faz com que se fortaleça uma comunidade não só de mulheres, mas o agronegócio como um todo só tem a ganhar com o movimento”, destacou a palestrante Fernanda Bueno.
A presidente do Movimento Mulheres do Agro Rondônia, Antonielly Rottoli, ressalta o crescimento e fortalecimento do evento ao longo dos anos, contribuindo para promover a capacitação e liderança feminina no meio rural.
“A cada ano, fico surpreendida com as mulheres que participam do nosso evento, a transformação que ocorre em cada uma delas, observo o comprometimento individual de cada participante, é isso que faz o movimento Mulheres do Agro Rondônia funcionar de forma orgânica. Ali, acontece o desabrochar das mulheres, que depositam a confiança no movimento, e tenho certeza de que o objetivo foi alcançado, consolidando o Encontro como o maior evento para mulheres do agro do Norte do país”, destacou Antonielly Rottoli, idealizadora e presidente do Movimento Mulheres do Agro Rondônia.
“O 4º Encontro Mulheres do Agro Rondônia superou todas as expectativas, pelo engajamento, emoção e participação. Com certeza nosso objetivo foi alcançado ao impactar essas mulheres, e motivá-las a assumir seu papel como mulher do agronegócio, atuando também no Movimento estejam onde estiver”, disse Renata Maccari, vice-presidente do Movimento Mulheres do Agro Rondônia
“Foi um privilégio ver a grandiosidade desse movimento, representar as mulheres de Cerejeiras. É a segunda vez que participo, e pude ver de perto a evolução com o passar dos anos, com todos os projetos e o que está sendo desenvolvido em todas as cadeias”, elogiou Beatris Vendrusculo, que esteve no Encontro representado a Agrocom – Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família de Cerejeiras.
“Eu acompanho o evento desde o primeiro Encontro, e tenho certeza de que contribuiu e tem contribuído com muitas informações e aprendizados para o meu negócio e para o meu protagonismo como mulher do agro”, disse Mary Perkoski Bertram Griehl, produtora de grãos no município de Rio Crespo.
O movimento Mulheres do Agro Rondônia teve início em 2019, com a contadora, Beatriz Rosa (in memorian), e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Hoje, é uma rede formada por voluntárias que estão envolvidas em toda a cadeia do agro no estado, no campo e na cidade. O objetivo do Movimento é ser representativo das mulheres de todas as cadeias que integram o agro em Rondônia. Busca quebrar barreiras, agregar, somar, inspirar, levar conhecimento, gerar informações e oportunidades, dar visibilidade, reconhecimento e promover a equidade para atuação das mulheres, participar e influenciar nas decisões das políticas públicas do setor e fortalecer o agro como um todo.
O Mulheres do Agro Rondônia não tem fins lucrativos, nem vínculos políticos ou partidários, institucionais ou com empresas privadas. Cada integrante deste movimento, onde estiver, é agente de transformação, sendo a voz em defesa das mulheres do agro em Rondônia.